Timeline pessoal

Abaixo eu colocarei as respectivas datas nas quais realizei o passo a passo para o reconhecimento da cidadania italiana diretamente na Itália. Lembrando que o meu processo foi rápido, demorou 47 dias efetivamente sem contar a pausa de 2 meses devido a uma viagem ao exterior (agosto e setembro).

JUNHO E JULHO
22/06/2015 = cadastro da residência em Forlì junto ao Stato Civile + entrega de todas as certidões/documentos com o selo (marca da bollo) no valor de 16 euros para avaliação;

24/06/2015 = visita do vigile / polícia municipal em casa em apenas 2 dias após o cadastro da residência para verificar se realmente moro no endereço cadastrado na cidade; documentos verificados: passaporte + permesso di soggiorno;

25/06/2015 = recebimento da ligação do Stato Civile em 3 dias confirmando que a documentação está correta e que podemos prosseguir com a solicitação ao reconhecimento da cidadania italiana;

26/06/2015 = solicitação ao reconhecimento da cidadania italiana formalizada com número do processo (pratica);

30/06/2015 = envio de PEC ao Consulado Italiano em São Paulo solicitando gentilmente o envio da Mancata Rinuncia ao Stato Civile;

08/07/2015 = resposta do Conuslado Italiano por PEC com os dizeres: "Si informa che questo Ufficio prende in considerazione unicamente le richieste di attestazioni di non rinuncia che pervengono dal Comune, diretto interlocutore di questo Consolato Generale."

AGOSTO
06/08/2015 = recebimento de e-mail do Stato Civile comunicando o recebimento da resposta do Consulado Italiano de São Paulo (mancata non rinuncia) e que eu já posso ir ao Stato Civile para completar o procedimento da cidadania italiana. Como retorno à Itália somente na segunda quinzena de setembro, mais atualizações virão no final de tal mês.

OUTUBRO
01/10/2015 = após meu retorno na Itália dia 30 de setembro, eu fui até o Stato Civile para prosseguir com o procedimento da cidadania italiana. Uma vez lá, eles encaminharam a requisição ao Sindaco (prefeito) de Forlì para aprovação e assinatura para então prosseguir com o registro e a transcrição da certidão de nascimento e carteira de identidade no Anagrafe. Deram-me também uma solicitação para assinar para emissão da certidão de nascimento, somente como adiantamento de um passo que ocorre posterior à aprovação do Sindaco. Além disso, disseram-me que já consta no sistema que sou italiano e que poderia, depois de tal aprovação, entregar meu permesso di soggiorno (no meu caso de estudo) à Questura. Enquanto isso aguardo o contato telefônico do Stato Civile.

05/10/2015 = recebimento da ligação do Stato Civile dizendo que já posso ir emitir a carta d'identità porque já sou ITALIANO.

06/10/2015 = emissão da carta d'identità no Ufficio Anagrafe no valor de 5,42 euros, e do estratto per riassunto dell'atto di nascita (uma espécie de breve relato da certidão de nascimento).

08/10/2015 = solicitação do passaporte italiano na Questura. O prazo é de 1 semana até que fique pronto. É possível fazer um agendamento online (https://www.passaportonline.poliziadistato.it), mas como a disponibilidade era apenas uma semana depois, eu decidi ir diretamente a Questura para solicitá-lo. O passaporte ficou realmente pronto em uma semana!

Um comentário:

  1. Roger, tudo bem? Eu posso entrar em contato com você por e-mail? Preciso de melhores informações ... Meu email é atila.ervatti.te@gmail.com

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Em breve lhe responderei! Roger